Soluções ZBX

O ZBX é um sistema de monitoração automação wireless, baseado na tecnologia ZigBee.

Esta tecnologia permite a comunicação em malha (mesh) o que dá uma grande solidez ao sistema de comunicação pois sempre existirá um caminho para os pacotes de informação chegarem ao seu destino.

A figura 1 mostra o principio de funcionamento mesh.

zigbee
Figura 1
– A tecnologia ZigBee, trabalha na banda de 2,4 GHz no padrão 802.15.4.

Existem basicamente 3 componentes que são:

  1. End Devices – dispositivos responsáveis por coletar informações e transmiti-las, sem fio, ou receber uma ordem e acionar um dispositivo;
  2. Roteadores – montar uma malha de comunicação para o tráfego das informações dos End Devices. Todo roteador pode ser também um End Device;
  3. Coordenador – Controla a rede de comunicação e é onde a automação ou o supervisório está instalado.

 

O ZBX permite a instalação de sistemas supervisórios ou de automação sem a necessidade de infra estrutura física, economizando tempo, recursos e minimizando a influência e interferência em sites já em operação.

O ZBX tem hoje 4 principais produtos já em operação que são:

  • Sistema de monitoração ambiental de temperatura e umidade relativa com aplicações em Datacenters, ambientes corporativos, ambientes onde a temperatura é crítica;
  • Sistemas de controle de iluminação – São End Devices que controlam luminárias individuais e zonas de iluminação em prédios corporativos.
  • Sistemas de automação – são end devices que coletam informações, ou enviam comandos por até 44 portas digitais, além de uma interface Modbus IP.
  • Sistemas de medição de água, energia e gás (Hidrosys) – é um sistema de controle e gestão de recursos onde através da saída pulsada de um medidor, os dados são enviados ao coordenador e estes ficam disponibilizados ao usuário em um software na nuvem para consulta e acompanhamento.